Chegou o Verão: atenção redobrada na estação com maior índice de proliferação do Aedes aegypti!

   Praia, piscina, sol, calor, diversão. O verão ainda não chegou oficialmente, mas os seus elementos tão amados pelos brasileiros já estão batendo à nossa porta! Nessa estação é importante ficar atento, pois as altas temperaturas somadas ao aumento do volume de chuvas são as condições perfeitas para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, os cuidados para manter o vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela longe das nossas cidades devem ser redobradas nessa época.

   De acordo com o Mapa da Dengue, entre os meses de  janeiro e novembro deste ano, as notificações de doenças transmitidas pelo Aedes no Brasil caíram significativamente quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Só os casos de dengue diminuíram 83,7%, já os de zika tiveram redução de 92,1%, por exemplo. Os números são animadores, mas o trabalho não pode parar!

   Pensando nisso, a Lemobs, em parceria com a Coppe/UFRJ e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, desenvolveu o sistema Combate Aedes, que busca automatizar o cadastro de vistorias e treinamentos e simplifica a geração de relatório e a análise de dados. A ferramenta tem sido utilizada por servidores públicos de todo o país e se encontra disponível para uso através do site www.aedes.sigelu.com. Disponível na web e como aplicativo mobile para Android e iOS, o sistema torna o controle de focos do mosquito Aedes aegypti simples e efetivo, uma vez que estimula os servidores a realizarem vistorias semanais.

   Com um ano de atuação, o sistema já conta com quase 5 mil focos eliminados, 150 mil vistorias realizadas e 170 mil pessoas treinadas. E ainda há muito mais a  ser feito!  A luta contra a proliferação do mosquito não pode parar e já existem planos para a ampliação do acesso ao sistema para toda a população, crucial na luta contra o mosquito.

   Se você é servidor e deseja implementar o Combate Aedes na sua cidade, órgão ou unidade, entre em contato conosco através do www.aedes.sigelu.com ou pelo telefone (21) 3733-4164. O nosso atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

   Não fique de fora! Vamos todos juntos entrar na luta para um verão sem mosquito.

Veja mais

Fechar Menu