Governança Digital: seu poder transformador e desafios no Brasil.

A Governança Digital é um fator estratégico para gerar conhecimento e inovação por meio de tecnologias que proporcionam melhorias na qualidade de vida da sociedade.

O avanço tecnológico bem implementado no setor público tem a importante finalidade de fazer com que as instituições estabeleçam uma relação de parceria com o cidadão. Por isso, é essencial que a governabilidade da gestão pública siga princípios como:

-Possibilitar uma maior participação da sociedade na elaboração e implementação de projetos;

-Possibilitar uma maior participação da sociedade;

-Aperfeiçoar e aumentar a confiança nos serviços governamentais online;

A publicação do Decreto 8.638/2016 direciona o Governo Federal a expandir a capacidade de usar os recursos tecnológicos e aperfeiçoar os serviços, fundamentando esse conceito de Governança Digital como uma prática no Brasil. Mas, para tirar esse decreto só do papel,  uma das ações importantes é o crescimento da interoperabilidade: o conceito que viabiliza o trabalho de vários sistemas em conjunto.

Assim, surge a determinação para que todos os órgãos federais compartilhem dados entre si, o que favoreceu o surgimento do GovData. Essa plataforma permitiu que os órgãos públicos pudessem cruzar as bases de dados entre si, possibilitando a geração de informações estratégicas.

Apesar disso, alguns desafios ainda precisam ser superados para a Governança Digital se tornar efetivamente transformadora no Brasil, que são: a limitação de recursos financeiros; falta de conhecimento técnico sobre como efetivar o governo eletrônico; resistência cultural a mudanças por parte de gestores e servidores públicos; dificuldades de promover uma comunicação eficiente com o público-alvo.

Portanto,para que possamos avançar na melhor prestação de serviços públicos à sociedade a partir da governança digital é necessária, principalmente, uma maior aproximação das áreas de TIC dos órgãos com as áreas responsáveis pelos serviços prestados à sociedade.

 

Fonte: DIGIX

Veja mais

Fechar Menu