alimentação escolar

Gestão da Alimentação Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, garante alimentação escolar a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

Alimentação escolar saudável na educação infantil

A alimentação nas escolas é tema de fundamental importância que merece atenção de todos os profissionais envolvidos no processo. Começando pela , desde a criação do cardápio escolar que deve especial preocupação com a alimentação saudável para educação infantil, passando pelo processo de compra de alimentos produzidos em agricultura familiar até um planejamento mais assertivo visando a redução do desperdício de alimento.

As Nações Unidas estimam que de 8% a 10% das emissões de gases do efeito estufa estão associadas a alimentos não consumidos. O combate ao desperdício de alimentos foi tema da COP26 onde a Lemobs, uma GovTech, que faz parte do ecossistema de inovação presente no Parque Tecnológico da UFRJ, apresentou sua solução de Gestão da Alimentação Escolar que visa reduzir o desperdício de alimentos nas escolas públicas, com substancial impacto em questões ambientais, sociais e econômicas do país.

Benefícios

Otimização dos Processos

A automatização torna os processos mais ágeis e eficientes, levando menos tempo para serem realizados.

Cálculo de adequação nutricional

Cálculo que mensura a quantidade de nutrientes que o aluno precisa ingerir em uma semana.

Apoio à agricultura familiar

Auxílio na compra de alimentos produzidos em agricultura familiar.

Alimentação escolar aplicativo

Reduz o desperdício de alimentos

A plataforma realiza um cálculo com base no cardápio previsto, viabilizando um planejamento mais assertivo.

Atende às exigências do PNAE

Os processos da solução foram pensados para facilitar o cumprimento dos requisitos do PNAE.

Teste de aceitabilidade

Dados gerados para auxiliar na prestação de contas e na identificação da aceitabilidade dos alimentos pelos alunos.

Logística otimizada

Nossa solução otimiza a logística de produção das refeições nas escolas públicas, automatizando as várias etapas do processo de elaboração do cardápio, respeitando o Programa Nacional Alimentação Escolar – PNAE do Governo Federal, bem como apoia a gestão de pedidos da Agricultura Familiar, incentivando o acesso aos alimentos produzidos em âmbito local.

A solução consiste em software e aplicativo integrados, que permitem a gestão da alimentação escolar de acordo com as diretrizes do PNAE, incluindo a gestão de cardápios, per capita nutricional, gerenciamento de estoques e custos, controle e aprovação de pedidos solicitados/recebidos, testes de aceitabilidade e qualidade dos alimentos, além de ferramentas para acompanhamento nutricional dos alunos, que permitem registrar dados de saúde, alergias, intolerâncias e outras condições auxiliares ao planejamento e execução da oferta alimentar nas escolas.

Testes de aceitabilidade

Alunos Maricá Alimentação escolar

O ponto central do universo da nutrição escolar é o aluno. Estudantes de todas as etapas da educação básica pública precisam de um cardápio focado para suas necessidades em cada etapa de sua vida e especial atenção deve ser dedicada aos pequeninos. Trabalhar de forma lúdica, com atividades sobre desperdício de alimentos para educação infantil é fundamental, mas saber o que de fato cada criança está comendo é outra etapa igualmente importante, e o sistema de gestão da alimentação escolar da Lemobs dedicou especial atenção.

É importante que sejam implementadas atividades lúdicas sobre alimentação saudável para educação infantil, bem como o teste de aceitabilidade das refeições, que inclusive é obrigatório pelo PNAE. Nesse sentido, o teste de aceitabilidade desenvolvido pela Lemobs permite que a criança interaja de forma lúdica com seu tablet possibilitando assim identificar quais alimentos têm menor ou maior aceitabilidade entre os alunos, além de identificar o resto da ingestão, que são os alimentos desperdiçados. Estes dados servem de insumo para que o nutricionista escolar possa adequar o cardápio da merenda escolar, pensar em atividades para introduzir alimentos com uma aceitabilidade baixa, evitando assim o desperdício e melhorando a alimentação dos alunos.

Alunos Maricá Alimentação escolar
Alunos Maricá Alimentação escolar
Conheça mais sobre nossa solução para alimentação escolar.

Depoimento

Veja mais detalhes desse nosso case de sucesso.

Descubra como ter acesso à solução

Alimentação escolar saudável