Alimentação Escolar Inteligente nas escolas indígenas de Dourados (MS)

Resultado de 80% de redução no desperdício e adequação nutricional de acordo com as diretrizes do PNAE nas escolas indígenas de Dourados (MS)

Case AEI Hero
65 %

de redução no desperdício

2 ton

de carbono poupadas

R$ 367 mil

de economia

3940

alunos foram beneficiados

O piloto AEI na Escola Tengatuí Marangatú

Fila merenda escola indigena

Em maio de 2022, a tecnologia foi utilizada na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú, em Dourados/MS, no âmbito do programa Ecco Comunidades, lançado pelo Instituto BRF em parceria com as organizações Quintessa e Prosas, cujo objetivo é reduzir as perdas e desperdícios de alimentos.

Dentro do projeto, o sistema foi utilizado para:
- elaborar cardápios com adequação nutricional de acordo com o per capita nutricional;
- gerar fichas de preparo, listas de compras com cálculos de quantidade de alimentos de acordo com o  número de alunos;
- indicação de porcionamento por faixa etária;
- aplicação do teste de aceitabilidade com monitoramento de sobras;
- além de outras funcionalidades do AEI.

Diretor

Rubens Rosário

DIRETOR
Escola Tengatuí Marangatú
Dourados MS

Quero agradecer esse projeto que veio para somar com a nossa comunidade. Já havia preocupação em relação ao desperdício há muito tempo, esse projeto veio nos ajudar, ajudar as cozinheiras a melhorar o não desperdício dos alimentos. Melhorou muito, teve um avanço muito significativo quanto a economia.

Rubens Rosário

DIRETOR - Escola Tengatuí Marangatú | Dourados MS

Expansão do AEI para 7 escolas indígenas

O Instituto BRF, atual investidor de impacto do AEI, possibilitou a continuidade da solução na Tengatuí e a ampliação do projeto para mais 6 escolas indígenas de Dourados até dezembro de 2022 com o total apoio da Secretaria Municipal de Educação de Dourados (SEMED). As escolas:

- Agustinho,
- Araporã,
- Francisco Meireles,
- Lacu’i Roque Isnard,
- Pai Chiquito Pedro
- e Ramão Martins .

passaram pela rotina de visitas de acompanhamento com estagiários e nutricionistas, além das capacitações com as cozinheiras para trabalhar o preparo de refeições e uso integral dos alimentos.

Cozinheiras
Merendeira

Regiane

COZINHEIRA
Escola Pai Chiquito
Dourados MS

Eu tô muito feliz com o projeto, com vocês aqui. Muita coisa que a gente não sabia, que nem o aproveitamento das comidas, a maneira correta de fazer para não ter desperdício, já ajuda a ter mais comida na escola. 

Regiane

COZINHEIRA - Escola Pai Chiquito | Dourados MS

Treinamento AEI

Capacitações dialogadas

As capacitações dialogadas dirigidas às cozinheiras além de conversas com a direção e professores com a finalidade de capacitar a equipe para a elaboração de refeições saudáveis auxiliando na redução do desperdício.

Entre essas capacitações foram debatidos temas como aproveitamento integral dos alimentos, cardápios, fichas de preparo, porcionamento e apresentação dos pratos, separação e descarte de resíduos.

Resultados da implantação

Com o apoio do Instituto BRF, da Secretaria Municipal de Educação de Dourados (SEMED) e dos colaboradores das escolas, o AEI obteve resultados expressivos:

AEI Lemobs

Parceiros e Apoiadores da implantação em Dourados/MS

Parceiros AEI Dourados
Logo SEMED

Legado, o Impacto do AEI após 2 anos

Image

Desde a implementação do Alimentação Escolar Inteligente (AEI) na Escola Tengatuí Marangatú, há dois anos, os resultados positivos são evidentes e ainda continuam impressionando:

Esses resultados reforçam que a adoção das práticas aprendidas em conjunto com a tecnologia do AEI transformou e tem transformado significativamente a cultura alimentar da escola.

O Impacto do AEI

Nossa solução contribui para uma melhor gestão de alimentos em escolas e tem impacto em 6 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

02 Fome Zero e Agricultura Sustentável;

03 Boa Saúde e Bem-estar;

04 Educação de Qualidade;

11 Cidades e Comunidades Sustentáveis;

12 Consumo e Produção Responsáveis;

13 Ação contra a Mudança Global do Clima.

ODS AEI
Logo ODS

Pronto para otimizar a gestão de alimentos nas suas escolas também?

Integrar dados de saúde do cidadão em um só lugar e identificar pessoas do grupo de risco e com sintomas do coronavírus através da Autoavaliação.

Cidadãos, municípios, empresas e instituições não governamentais.

Basta acessar pelo celular a Google Play ou a App Store e buscar por “appminhasaude”, tudo junto. Em seguida, clicar em “Instalar” e aguardar o download.

Após baixar o aplicativo, clique em “Começar” e avance na Autoavaliação até atingir o resultado. Após as orientações, clique em “Continuar” para realizar o Cadastro e obter todos os benefícios de integração de seus dados de saúde em um só lugar.

Brackouground Rio de Janeiro

Teste o AEI gratuitamente e faça das suas escolas um case de sucesso

A solução automatiza o processo de elaboração de cardápios saudáveis e fichas de preparo, gerenciando o estoque de alimentos e aprovação de pedidos, além de testes de aceitabilidade e qualidade

A versão gratuita do AEI só está disponível para a Administração Pública Municipal e Estadual.