Sigelu e o programa Lixo Zero: 95% de aprovação da população do Rio

Desde 2017, o programa Lixo Zero tornou a Lei de Limpeza Urbana efetiva e diminuiu em 65% o descarte de resíduos sólidos nas ruas

67 %
de aprovação da população
45 %
de redução de lixo jogado nas ruas

R$ 40 milhões

acumulados em autuações

67 %
de aprovação da população
45 %
de redução de lixo jogado nas ruas

R$ 40 milhões

acumulados em autuações

A Prefeitura do Rio de Janeiro adotou a campanha do Lixo Zero

O Programa Lixo Zero, uma iniciativa promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a COMLURB (Companhia de Limpeza Urbana), foi um caso de sucesso na redução do descarte de resíduos sólidos nas ruas.

Visando aprimorar a qualidade da higiene urbana no Rio de Janeiro, o programa que começou em julho de 2013, mobilizou agentes da Comlurb, a Guarda Municipal e Polícia Militar que uniram esforços para aplicar multas 
àqueles que fossem flagados descartando resíduos nas vias públicas da cidade.

Essa abordagem buscava garantir a eficácia da Lei de Limpeza Urbana e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre a relevância de evitar o descarte inadequado de lixo em ruas, praias, praças e outras áreas públicas.

O impacto do Lixo Zero na Lei de Limpeza Urbana 3273/2001

Apesar da sua importância, a Lei de Limpeza Urbana 3273/2001 só começou a atingir seu potencial a partir de 2013 quando o aplicativo de fiscalização Lixo Zero foi lançado buscando melhorar o combate ao descarte irregular de lixo, visto que o Rio de Janeiro receberia os Jogos Olímpicos em 2016.

Na mídia: o sucesso do Lixo Zero em destaque

O sucesso do programa Lixo Zero ecoou em diversos veículos de notícias e sites, validando o impacto que o programa gerou ao munícipio do Rio de Janeiro/RJ.

Resultados do programa Lixo Zero

Os resultados alcançados pela equipe da Lemobs no desenvolvimento deste projeto são notáveis e demonstram não apenas competência técnica, mas também um comprometimento significativo em melhorar a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro:

- 40 milhões de reais em autuações;
- aprovação de 95% da população;
- redução de 63% de lixo jogado no chão.

O projeto não apenas fiscaliza e pune, mas também educa e sensibiliza, promovendo uma mudança cultural em relação ao descarte de resíduos e ao comportamento dos cidadãos.

Parceiros do programa Lixo Zero no Rio de Janeiro/RJ

O Impacto do Sigelu

Nossa solução contribui para a transformação digital das cidades e impacta diretamente em 3 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

06 Água Potável e Saneamento;

12 Consumo e Produção Responsáveis;

16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Fiscalize com o Sigelu, o software completo de funcionalidades para a gestão da limpeza urbana

O SIGELU consiste em um conjunto de soluções pensadas exclusivamente para a melhoria dos serviços públicos municipais, tornando as cidades inteligentes, conectadas e inclusivas.

Seus módulos atendem os mais diversos segmentos:

Entre em contato