BLOG LEMOBS

IA na alimentação escolar: o que já é realidade

IA na alimentação escolar? Sim, isso já é realidade

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) na educação deixou de ser um conceito futurista para se tornar uma realidade. A modernização da gestão da merenda tem sido um desafio constante para nutricionistas e gestores públicos, que precisam equilibrar qualidade nutricional, eficiência operacional e cumprimento de normas, e é aqui que a IA entra como uma grande aliada, otimizando processos e garantindo uma alimentação mais personalizada para os alunos.

Uma realidade que veio para ficar

A tecnologia tem sido aplicada na educação em diversas frentes, e a alimentação escolar não poderia ficar de fora. Um exemplo disso é como as IAs vem impactando a coleta e o gerenciamento de dados dos alunos. Antes, muitos desses processos eram feitos manualmente, aumentando a chance de erros e demandando tempo dos profissionais envolvidos. Agora, com a automação, nutricionistas e gestores podem se concentrar em estratégias para melhorar a alimentação dos alunos em vez de perder horas com registros burocráticos.

AEI: novas funcionalidades com IA

O sistema Alimentação Escolar Inteligente (AEI), da Lemobs, se destaca ao trazer uma abordagem evoluída para a coleta de dados antropométricos. Com a nova funcionalidade de reconhecimento facial por inteligência artificial, o sistema permite que a identificação dos alunos seja feita de maneira ágil e precisa, preenchendo fichas completas em segundos.

O funcionamento é simples e eficiente, confira o que ele entrega:

Identificação do aluno: O profissional de saúde utiliza a câmera para reconhecimento facial do estudante.

Registro automático: O sistema abre automaticamente a ficha de dados antropométricos, permitindo o cadastro de peso e altura.

Inclusão de informações extras: Se houver laudos de alergias ou intolerâncias alimentares, eles podem ser adicionados nesse momento.

Geração automática de gráficos: O AEI calcula IMC, peso x idade, altura x idade e apresenta relatórios prontos, seguindo os padrões da OMS.

Com essa funcionalidade, o trabalho manual dos nutricionistas e gestores é reduzido drasticamente, e os dados coletados tornam-se mais precisos e confiáveis.

Casos: AEI transformando a realidade da alimentação escolar com IA

No final de janeiro de 2025, o Jornal Nacional, o maior telejornal do Brasil, destacou como a inteligência artificial pode transformar a educação. Na ocasião, a reportagem mostrou como em Maricá-RJ, o AEI, solução da Lemobs, está utilizando inteligência artificial para monitorar a saúde dos alunos e o consumo de refeições, auxiliando nutricionistas na realização de testes de aceitabilidade, criação de cardápios personalizados e garantindo uma alimentação mais saudável para milhares de crianças.

“Através do software, a gente consegue fazer o diagnóstico de cada aluno, trazendo para ele um cardápio dentro daquilo que ele precisa, porque um aluno bem alimentado vai ter um rendimento escolar de excelência”, relata Josiane Azevedo, nutricionista de Maricá, na reportagem. 

Confira a matéria:

Outro exemplo do impacto da Inteligência Artificial na alimentação escolar é a implementação do AEI – Alimentação Escolar Inteligente em Rio Brilhante-MS. O município adotou a solução para aprimorar o monitoramento nutricional dos alunos e tornar a gestão da alimentação escolar ainda mais eficiente.

Com a tecnologia do AEI, a identificação dos alunos passou a ser feita com maior precisão, reduzindo inconsistências nos registros e garantindo informações atualizadas em tempo real. O sistema também trouxe mais eficiência ao controle de entrada no refeitório, possibilitando um acompanhamento mais detalhado da frequência e do consumo das refeições.

Como o AEI pode ajudar seu município

A tendência é que cada vez mais municípios adotem tecnologias baseadas em IA para aprimorar a gestão. A digitalização e automação não são apenas uma questão de comodidade, mas de necessidade para garantir uma gestão mais eficaz e uma alimentação mais saudável e segura para os alunos.

Se o seu município ainda não conta com um sistema que utilize IA para otimizar processos, agora é a hora de conhecer o AEI. Com funcionalidades avançadas, ele é a escolha ideal para modernizar a gestão da alimentação escolar e proporcionar mais eficiência no dia a dia dos profissionais da área.

Quer saber mais sobre como implementar o AEI na sua cidade? Acesse a página e transforme a alimentação escolar do seu município!

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Imprimir
Picture of Natasha Guedes
Natasha Guedes
Natasha Guedes atua na Publicidade e é responsável pela criação de conteúdo da Lemobs. Com experiência em comunicação na área dos esportes, hoje se dedica para conteúdos voltados a governos, tecnologias e impacto. Entre suas paixões, a principal é a música.