BLOG LEMOBS

 Alimentação Escolar Inteligente na COP27

Palestrantes da COP27

A Lemobs apresentou a solução Alimentação Escolar Inteligente (AEI) para investidores, especialistas e líderes públicos do mundo todo, sendo a única empresa brasileira a falar sobre o tema “alimentação escolar” na COP27.

Em novembro de 2022, na cidade balneário de Sharm El-Sheikh, localizada na Península do Sinai, no Egito, aconteceu a 27ª edição da mais importante conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas. A participação da Lemobs aconteceu por meio da seleção do programa de aceleração Global Scale-Up (GSUP), iniciativa da The CivTech Alliance.

Na COP27 a GovTech foi representada por Miriam e Ana Cristina Chaves, conselheira da Lemobs. Ambas participaram dos encontros do GSUP e por isso, no intuito de trazer a experiência em primeira mão neste blogpost, as duas foram convidadas a compartilhar todo o processo.

 Alimentação Escolar Inteligente na COP27

(Ana Cristina Chaves/Foto: Lemobs)

Alimentação Escolar Inteligente (AEI)

O AEI impacta diretamente os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribui para gestão da alimentação escolar e implementação das regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), apoiando os governos de estados e municípios a adquirirem alimentos mais saudáveis e atingirem o uso mínimo de 30% dos recursos financeiros com a produção da agricultura familiar. Essa regra foi estabelecida em 2009 e é uma política pública para promover as compras sustentáveis e reduzir o impacto ambiental da cadeia de suprimentos nos sistemas de alimentação escolar. O programa fornece mais de 50 milhões de refeições por dia, para mais de 40 milhões de alunos em 180 mil escolas brasileiras. 

Desafio The CivTech Alliance

Diversos materiais foram preparados para o desafio, assim como a participação em cerca de 20 reuniões durante 7 semanas que envolviam a apresentação de um breve resumo da solução (“pitch”) de cada empresa participante. Das centenas de  empresas que concorreram, foram selecionadas apenas 15, de 8 países diferentes, com soluções para enfrentar os desafios relacionados ao meio ambiente, crescimento sustentável e compras públicas sustentáveis (Green Public Procurement). A Lemobs apresentou a plataforma Alimentação Escolar Inteligente como resposta ao último desafio. 

A atividade pré-COP27 do GSUP se concentrou no chamado ‘Scape-Up Safari’, no qual cada país participante recebeu as empresas, apresentando os gestores de políticas públicas, investidores e os ecossistemas de inovação de cada região. As empresas fizeram um tour virtual pela Dinamarca, Brasil, Austrália, Espanha, Irlanda, Grécia, Estados Unidos, Escócia e Lituânia. Em cada um deles foram fornecidas informações relevantes sobre como diferentes países estão lidando com os desafios dentro de seus próprios contextos culturais, sociais e geográficos. 

O GSUP foi uma grande oportunidade de aprendizado para a Lemobs e através dele foi possível ampliar o conhecimento  do ecossistema internacional de inovação. Em cada país do Safari as empresas participantes receberam valiosos feedbacks dos membros da CivTech Alliance, informações de como são as regras para estabelecimento de empresas startups ou scale-ups em cada país e também apresentações de convidados especiais (empresários, representantes de governos, universidades, investidores etc).

 Alimentação Escolar Inteligente na COP27

(Foto: Lemobs)

A experiência COP27

“Estar presente na COP27 foi uma experiência muito intensa. Estar na mesma cidade, com outros vários chefes de estado de diversos países e potências mundiais, foi algo impactante. Estávamos na Green Zone, evento que acontece em paralelo ao Blue Zone, que é onde os chefes de estado se sentam para discutir e tomar decisões que impactarão todo o globo, no que tange às mudanças climáticas globais e suas consequências para as populações e países”, comenta Ana Cristina Chaves.

 Alimentação Escolar Inteligente na COP27

(Green Zone/Foto: Lemobs)

Cinco empresas que estiveram juntas por 7 meses, trilhando as etapas do GSUP, se apresentaram de forma presencial, enquanto as outras 10, das 15 iniciais, fizeram suas apresentações virtuais. A apresentação da Lemobs dentro do programa oficial do Green Zone foi no DOME B – dia 11 de novembro, às 11h, no entanto no dia seguinte foi possível conseguir um espaço mais amplo de tempo para apresentar as soluções no Pavilhão do Governo, stand do Ministério de Comunicação e de TI do Egito.

“A experiência de estar lá e levar nossa solução, representando o Brasil naquele fórum, após a longa preparação, foi uma oportunidade de testar as mudanças que fizemos na nossa narrativa a partir dos feedbacks recebidos nas 7 semanas e diversos pitches. A responsabilidade e o compromisso das empresas que estiveram no fórum permitiram criar laços e uma rede de apoio que vai além de fronteiras e isso também é fenomenal”, concluiu a conselheira da Lemobs. 

Aprendizados

Diversos aprendizados foram adquiridos nessa experiência. Entre eles, aprender um pouco mais através da experiência internacional quais as principais ações que estão sendo desenvolvidas para possibilitar as compras públicas sustentáveis. Assim como a importância de adaptar as apresentações para cada audiência, se possível pesquisando as pontes possíveis de conexão da solução com a realidade local. No caso do AEI, os sistemas e políticas de alimentação escolar. Dessa forma o entendimento da proposta é facilitado e há mais oportunidades de criar relacionamentos por afinidades de atuação ou interesse comercial. 


O ambiente da COP reforçou a importância de mensurar o efeito da solução, contabilizando o impacto nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e nos indicadores de ESG (Environment, Social e Governance), que têm sido cada vez mais relevantes para os investidores. Por fim, uma oportunidade aberta pela experiência com o GSUP 2022, foi encontrar empresas que se mostraram muito interessantes para manter contato a fim de viabilizar ações sinérgicas nos roadmaps.

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Imprimir
Picture of Natasha Guedes
Natasha Guedes
Natasha Guedes atua na Publicidade e é responsável pela criação de conteúdo da Lemobs. Com experiência em comunicação na área dos esportes, hoje se dedica para conteúdos voltados a governos, tecnologias e impacto. Entre suas paixões, a principal é a música.