BLOG LEMOBS

Aplicativo de celular torna mais ágil combate ao Aedes aegypti

Mosquito da dengue em mao humana

Usuários poderão receber e divulgar informações sobre o mosquito

Um sistema disponibilizado em aplicativo de celular torna mais ágil o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e está disponível, gratuitamente, para todas as prefeituras municipais. O sistema foi desenvolvido em parceria por pesquisadores do Coope-UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro); pela empresa nascente Lemobs, da Incubadora de Empresas da Coppe; e pelo Ministério do Planejamento.

O pesquisador da Coppe Sérgio Rodrigues, coordenador-técnico do sistema, disse que o foco é a questão da agilidade e da confiabilidade da informação. O fato de ser disponibilizado um aplicativo móvel de celular, tanto para Android como para iOS, torna a operação mais ágil. Ele pode ser acessado também via web.

— Qualquer usuário pode, em tempo real, denunciar e coletar [informações de] focos do mosquito.

O sistema está sendo oferecido aos 5.567 municípios brasileiros. Até o momento, três cidades demonstraram interesse em adotar o sistema: Nova Friburgo (RJ), Recreio (MG) e Jequié (BA). Como a divulgação está sendo feita hoje (14), o pesquisador da Coppe aguarda adesão “em massa” das prefeituras a partir deste mês. Ainda nesta semana, ele vai conversar com a Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica do Estado do Rio de Janeiro, com esse objetivo.

Confira o texto na integra no portal de noticias R7

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Imprimir
Foto de Lemobs
Lemobs
assinatura horizontal
Visão Geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.