Cidades Inteligentes: Uma nova proposta para cidades.

   Certamente você já esbarrou com o termo ‘’Smart Cities’’ ou ‘’Cidades Inteligentes’’ por aí. Talvez, o nome seja sugestivo e fácil de compreender, tendo em vista a  sua alta propagação atualmente. Mas qual é o conceito de Cidade Inteligente? Como surgiu? Seria algo realmente possível nos dias de hoje?

   A relação com a tecnologia é a primeira coisa a se pensar quando falamos de Smart Cities. O conceito do termo “Cidades Inteligentes” se baseia na ideia de como a  tecnologia aliada à gestão pública pode mudar uma cidade e torná-la adequada para os seus cidadãos. Portanto, uma cidade inteligente é, basicamente, um espaço que com o uso da tecnologia foi capaz de melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver.  

   Há mais ou menos 5 anos o conceito se iniciou com a construção de cidades do zero como Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai. Mas será que é possível tornar uma cidade que já existe há anos verdadeiramente inteligente?

   Sim! Toda cidade tem o potencial para se tornar uma Cidade Inteligente. É claro que cada uma tem suas especificações de acordo com a sua identidade e necessidade, porém, o objetivo comum é a construção de espaços sustentáveis e com maior mobilidade, de modo que haja melhor qualidade de vida a seus habitantes. E isso só pode ser alcançado mediante um planejamento urbano minucioso, aliando políticas públicas adequadas e tecnologia.

   No Brasil, a Cidade de Curitiba é a que mais se aproxima do conceito de Smart City no país, sendo um exemplo para todas as outras cidades brasileiras e grande destaque nos quesitos mobilidade e urbanismo. Uma das iniciativas da capital do Paraná é a adoção de semáforos especiais. Ao todo, a cidade já conta com mais de 100 semáforos com sensores para cartões magnéticos, utilizados por pedestres idosos e portadores de necessidades especiais no momento da travessia.                      

   Nesse sentido, a missão da Lemobs é fomentar a tecnologia, de forma a auxiliar a gestão pública das cidades, sejam elas grandes ou pequenas, tornando-as mais inteligentes, tecnológicas e sustentáveis. Acreditamos fortemente no conceito de Smart City, e para tal, desenvolvemos produtos com foco na  limpeza urbana, conservação, gestão de obras e saúde pública.

Conheça mais sobre nossa Startup e nossa produtos acessando nossos canais:

www.lemobs.com.br

www.facebook.com/lemobs

www.youtube/sigelu 

Você conhece as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil?

Veja abaixo se a sua cidade está entre elas!

https://exame.abril.com.br/brasil/as-100-cidades-mais-inteligentes-e-conectadas-do-brasil/

Veja mais

Fechar Menu