Coleta Seletiva: Um benefício para o meio ambiente!

    As ações do homem produzem muito lixo, o que está se tornando uma grande preocupação para a sociedade. Além de causar problemas como a poluição das águas e do solo, a decomposição da matéria orgânica resulta na geração de gás metano (CH4), que contribui para o aumento do efeito estufa.

   Contudo, o lixo passou a se tornar um problema recentemente. Depois da Revolução Industrial européia, o lixo deixou de ser formado apenas por restos de alimentos. Novos resíduos começaram a ser comercializados, porém, seus impactos ambientais ainda eram desconhecidos.

   No Brasil, em 1880, o imperador D.Pedro II assinou um decreto aprovando o contrato de limpeza e irrigação do Rio de Janeiro, capital do Brasil naquela época. O contrato foi executado por Aleixo Gary e Luciano Francisco Gary, e assim surgiu a designação “gari” para trabalhadores da limpeza urbana em muitas cidades brasileiras.

   Com seu custo benefício favorável ao mercado, o plástico pode ser encontrado em copos descartáveis ou até mesmo nos automóveis. Na década de 1970, a produção mundial de plástico superou a de aço. Entretanto, com o aumento do preço do petróleo e a consequente elevação do preço dos materiais poliméricos, a reciclagem tornou-se uma opção favorável. O desafio do século XXI é otimizar ainda mais a produção e utilização dos plásticos já existentes e criar maneiras mais efetivas de reciclagem e reaproveitamento deste material.

    O poder público é um ator muito importante para a reciclagem, pois a mesma depende de um sistema de coleta e a separação do lixo eficientes. Além disso, o cidadão também pode ajudar realizando a separação em casa. Outras atividades que podem ser tomadas pelo próprio cidadão são a reutilização e a redução, ações que que não aumentam a produção de lixo.  

    Sendo assim, a Lemobs desenvolveu uma solução que pode ajudar o poder público a tornar a coleta domiciliar e seletiva mais eficiente! O cidadão tem acesso a um aplicativo com as informações das rotas e horários das coletas, evitando a exposição do lixo nas ruas por muito tempo.

   Nossa missão é tornar os serviços mais ágeis e com maior eficácia através da tecnologia e inovação!

Veja mais

Fechar Menu