A transformação digital trouxe uma série de novas tecnologias que permitem e direcionam as organizações a repensarem estratégias. Globalmente, os governos e seus órgãos de gestão buscam na tecnologia as soluções que mais precisam.
Atualmente, a gestão pública brasileira enfrenta desafios que podem ser encarados como oportunidade para a inovação e desenvolvimento de soluções através do uso da tecnologia.
Estes desafios são:
- gestão de processos
- transparência
- gestão de informação
- capacitação dos servidores
A utilização de tecnologia torna os processos muito mais rápidos e transparentes, até mesmo o atendimento à população. Com o fim das longas filas, a carga de trabalho dos servidores também é reduzida, fato esse que possibilita o aumento de produtividade.
A informatização também torna os convênios menos sujeitos a falhas causadas pela burocracia, já que os documentos podem ser acessados de qualquer lugar e, ainda assim, serem mantidos seguros por um sistema de autorização controlado.
O surgimento de empresas como a Lemobs, com o objetivo de auxiliar a gestão pública no desenvolvimento soluções inteligentes por meio da tecnologia, é essencial. Esse movimento torna as Parcerias Público-Privadas (PPPs) ainda mais relevantes, proporcionando que soluções inovadoras sejam desenvolvidas e que mais processos sejam transferidos para o ambiente digital.
Fonte: DIGIX