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5 dicas para realizar testes de aceitabilidade nas escolas

Os testes de aceitabilidade nas escolas são fundamentais para permitir avaliar o índice de aprovação dos alimentos oferecidos aos alunos. Esses testes não apenas influenciam diretamente a qualidade da alimentação escolar, mas também contribuem para a otimização dos recursos públicos, prevenindo o desperdício dos alimentos rejeitados pelos estudantes. 

Existem diferentes métodos para realizar os testes de aceitabilidade, destacando-se o Método Sensorial Afetivo, que avalia a preferência e a aceitação dos consumidores por meio de testes de preferência e de aceitação. Entre os métodos mais utilizados nesse teste está a utilização da escala hedônica, que permite avaliar o grau de gosto ou desgosto dos alunos em relação aos alimentos oferecidos na merenda escolar. 

Se o índice de aceitabilidade atingir os padrões estabelecidos, o alimento ou preparação poderá permanecer na alimentação escolar. Caso contrário, o nutricionista responsável poderá optar por retirar o alimento, modificar o cardápio ou modo de preparo, sendo necessário realizar um novo teste após um intervalo mínimo de um bimestre. Assim, através desse método,  é coletado um material essencial para a evolução da nutrição escolar em relação a elaboração de cardápios. 

Agora que recapitulamos a importância dos testes de aceitabilidade na alimentação escolar, aqui estão 5 dicas importantes para ajudar as nutricionistas a conduzirem esses testes: 

1 – Planeje com antecedência

O planejamento é a chave para o sucesso dentro da alimentação escolar, e não é diferente quando se trata da realização de testes de aceitabilidade. Antes de iniciar os testes, é importante definir claramente os objetivos, selecionar os alimentos a serem testados e determinar os métodos de avaliação. Isso inclui decidir se os testes serão realizados por meio de pesquisas de preferência, avaliações sensoriais ou análises de restos. Além disso, é importante garantir que haja tempo suficiente para organizar e conduzir os testes da maneira correta.

2 – Envolva os alunos

Os alunos são os principais consumidores da alimentação escolar, por isso envolvê-los no processo do teste de aceitabilidade é crucial. Assim, eles podem expressar suas opiniões e preferências em relação aos alimentos oferecidos. Isso é feito através de pesquisas e talvez até mesmo sessões de degustação. A questão é que, ao incluir alunos no processo, a nutricionista obtém informações sobre seus gostos e necessidades alimentares. 

3 – Varie os métodos de avaliação

Existem diferentes maneiras de avaliar a aceitabilidade dos alimentos, e é importante variar os métodos utilizados para obter uma imagem completa. Além dos testes de preferência e de aceitação, também é possível realizar avaliações sensoriais mais detalhadas, como análises de textura, aroma e aparência.

4 – Mantenha registros

É preciso manter registros de todos os aspectos dos testes de aceitabilidade, desde a seleção dos alimentos até os resultados obtidos. Isso inclui manter registros das respostas dos alunos, fazer observações sobre a preparação e apresentação dos alimentos, e todas as mudanças feitas com base nos resultados dos testes. Esses registros fornecem dados que ajudam em uma análise futura, auxiliando no monitoramento do progresso da nutrição escolar.

5 – Seja flexível e adaptável

Os gostos e preferências dos alunos podem mudar ao longo do tempo, assim como as diretrizes e recomendações dentro da nutrição. Portanto, é necessário ser flexível em relação à abordagem dos testes de aceitabilidade. Se um alimento não for bem recebido pelos alunos, é importante estar aberto a fazer ajustes no cardápio ou na preparação, assim como estar preparado para revisar e atualizar os testes de aceitabilidade se necessário, para garantir que o procedimento continue sendo eficaz na comunidade escolar. 

Dica extra: Utilize o AEI para realizar testes de aceitabilidade nas escolas 

Desenvolvido pela Lemobs, o software Alimentação Escolar Inteligente (AEI) oferece uma gestão eficaz dos recursos da alimentação escolar, sendo indispensavelmente um sistema para nutricionista.

Além de facilitar o cumprimento das normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), uma das suas funcionalidades mais importantes é a capacidade de realizar testes de aceitabilidade, seja por escala hedônica, medindo a satisfação dos alunos por amostragem, ou por resto-ingestão, avaliando os restos das refeições. Com o AEI, nutricionistas têm em mãos um software integrado e eficiente para garantir uma nutrição escolar adequada e saudável para os alunos. 

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