No dia 19 de dezembro, Maricá foi palco do evento de apresentação de resultados do Aproveita +, um projeto que destaca os efeitos positivos da solução AEI na gestão da alimentação escolar no município. Dentre os benefícios destacam-se a otimização dos processos da gestão alimentar, assegurando a adequação nutricional, redução do desperdício de alimentos e promoção do desenvolvimento local com um menor impacto ambiental. Ao empregar de maneira eficiente os recursos disponíveis, o AEI não apenas reduziu o desperdício, mas também proporcionou uma alimentação escolar mais saudável e equilibrada.
O evento reuniu diretores, nutricionistas, merendeiras e representantes da Lemobs, que compartilharam dados sobre a redução do desperdício e avanços na promoção de uma alimentação mais saudável nas escolas.
O Aproveita + Maricá teve início em 2022, com um piloto em quatro escolas da rede: Amanda Peña, Antônio Lopes, Darcy Ribeiro e Joana Benedicta.Entre agosto e novembro, alcançou uma impressionante redução de 43% no desperdício.
Em 2023, o projeto expandiu-se para 18 escolas do município e alcançou uma redução de 47%, salvando aproximadamente 71,3 kg de alimentos por dia. Isso equivale a aproximadamente 15 toneladas de comida salvas e uma economia de 13 toneladas de carbono, equivalente a 51 mil refeições em um ano. Com o Alimentação Escolar Inteligente a secretaria realizou a criação de mais de 100 cardápios e em torno de 5.300 testes de aceitabilidade ao longo do ano.
O evento também proporcionou uma oportunidade para a comunidade local entender melhor as práticas sustentáveis adotadas nas escolas e como essas ações impactam positivamente a qualidade da alimentação oferecida aos alunos do município.
Adicionalmente, foi apresentado um ranking dos cinco melhores resultados de redução de desperdício alcançados pelas escolas participantes:
1. Escola Indígena Guarani Para Poti Nhe e Já – 56%
2. Escola Alcione Soares Rangel da Silva – 52%
3. Escola Zilca Lopes da Fontoura – 47%.
3. Escola Zilca Lopes da Fontoura – 47%.
4. Escola São Bento da Lagoa – 46%
5. Escola Casa da Criança de Itaipuaçu – 36%
Esses resultados destacam o compromisso do software Alimentação Escolar Inteligente, em conjunto com o projeto Aproveita + Maricá, em construir um futuro mais saudável, priorizando tanto a nutrição quanto a redução do desperdício de alimentos.