BLOG LEMOBS

Evento de apresentação de resultados do Aproveita + revela impacto do AEI em Maricá no ano de 2023

evento aproveita mais marica lemobs

No dia 19 de dezembro, Maricá foi palco do evento de apresentação de resultados do Aproveita +, um projeto que destaca os efeitos positivos da solução AEI na gestão da alimentação escolar no município. Dentre os benefícios destacam-se a  otimização dos processos da gestão alimentar, assegurando a adequação nutricional, redução do desperdício de alimentos e promoção do desenvolvimento local com um menor impacto ambiental. Ao empregar de maneira eficiente os recursos disponíveis, o AEI não apenas reduziu o desperdício, mas também proporcionou uma alimentação escolar mais saudável e equilibrada.

SEMED/Secretaria Municipal de Educação de Maricá
(Foto: SEMED/Secretaria Municipal de Educação de Maricá)

O evento reuniu diretores, nutricionistas, merendeiras e representantes da Lemobs, que compartilharam dados sobre a redução do desperdício e avanços na promoção de uma alimentação mais saudável nas escolas.

O Aproveita + Maricá teve início em 2022, com um piloto em quatro escolas da rede: Amanda Peña, Antônio Lopes, Darcy Ribeiro e Joana Benedicta.Entre agosto e novembro, alcançou uma impressionante redução de 43% no desperdício.

Em 2023, o projeto expandiu-se para 18 escolas do município e alcançou uma redução de 47%, salvando aproximadamente 71,3 kg de alimentos por dia. Isso equivale a aproximadamente 15 toneladas de comida salvas  e uma economia de 13 toneladas de carbono, equivalente a 51 mil refeições em um ano. Com o Alimentação Escolar Inteligente a secretaria  realizou a criação de mais de 100 cardápios e em torno de 5.300 testes de aceitabilidade ao longo do ano.

O evento também proporcionou uma oportunidade para a comunidade local entender melhor as práticas sustentáveis adotadas nas escolas e como essas ações impactam positivamente a qualidade da alimentação oferecida aos alunos do município.

Adicionalmente, foi apresentado um ranking dos cinco melhores resultados de redução de desperdício alcançados pelas escolas participantes:

1. Escola Indígena Guarani Para Poti Nhe e Já – 56%

2. Escola Alcione Soares Rangel da Silva – 52%

3. Escola Zilca Lopes da Fontoura – 47%.

3. Escola Zilca Lopes da Fontoura – 47%.

4. Escola São Bento da Lagoa – 46%

5. Escola Casa da Criança de Itaipuaçu – 36%

Esses resultados destacam o compromisso do software Alimentação Escolar Inteligente, em conjunto com o projeto Aproveita + Maricá, em construir um futuro mais saudável, priorizando tanto a nutrição quanto a redução do desperdício de alimentos. 

SEMED e Lemobs
(Foto: Lemobs)

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Imprimir