O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) possui como objetivo “contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo”.
E sabemos que uma das atribuições do Nutricionista é garantir esse compromisso através de cardápios planejados e executados, respeitando as diretrizes previstas nas legislações vigentes.
Pensando nessa garantia e nas diversas demandas dos nutricionistas da alimentação escolar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) e da Coordenação Geral do PNAE (CGPAE), disponibiliza a ferramenta PLAN PNAE. Mas você sabia que existem outras soluções que, além de garantir as diretrizes do PNAE, também contribuem para a automação da elaboração de cardápios e a gestão da alimentação escolar?
Com o Alimentação Escolar Inteligente (AEI) é possível, nutri! Vamos apresentar 6 pontos para você começar a usar o AEI agora:
Cálculo de adequação nutricional automatizado
Você insere os alimentos e fichas de preparo e não precisa mais fazer o cálculo manualmente. Ele calcula em tempo real, com informações de tabelas de referência nutricional, como a TACO.
Facilidade de inclusão de ficha de preparo
Com o AEI é possível criar a ficha técnica de preparo e incluí-la direto no cardápio com todas as informações nutricionais e per capitas.
Substituição de alimentos e fichas técnicas no cardápio
No AEI você informa qual alimento ou ficha de preparo quer substituir e ele recalcula em tempo real a adequação nutricional do cardápio.
Adequação por faixa etária e período
Conforme a Resolução n°06/2020 existe a obrigatoriedade de atender um valor mínimo das necessidades nutricionais diárias, de acordo com a faixa etária e período do aluno na escola (se você ainda não sabe quais são acesse o artigo Adequação Nutricional com o AEI: Cardápios Balanceados e Saudáveis!).
No, cálculo é automático, basta informar o per capita, por faixa etária, nos alimentos e então, o AEI direciona todos os cálculos nutricionais com base nas recomendações específicas do público para o qual está sendo criado um cardápio.
Substituição de alimentos para cardápios com restrições
A partir da identificação de ingredientes alergênicos no cadastro de alimentos e fichas de preparo, no AEI, é possível informar quais alimentos serão substitutos destes num cardápio de restrição, dessa forma se a escola possuir algum aluno com restrição alimentar, o cardápio será criado automaticamente de acordo com as substituições informadas nos alimentos e nas fichas de preparo, necessitando apenas de aprovação.
Custo do cardápio
Ao cadastrar um alimento é possível informar o preço de custo, assim, ao criar o cardápio, você visualiza o custo em tempo real. É possível obter o custo total por comensal, o custo total do cardápio, o custo por refeição, o custo por preparação e também o valor da porcentagem dos recursos destinados à agricultura familiar.