BLOG LEMOBS

Reduzindo custos na coleta: Tecnologia na manutenção de frota

Gerenciar uma frota de caminhões destinados à coleta de resíduos vai além do simples monitoramento dos veículos em campo. Envolve uma gestão eficiente do estado de manutenção, o monitoramento em tempo real por meio de georreferenciamento e também o registro dos tíquetes de descarte dos resíduos. Práticas como essas são importantes para a redução de custos, o aumento da vida útil dos veículos e também garantir total eficiência da gestão de limpeza urbana de um município.

Desafios da Coleta de Resíduos: equipamentos 

Os caminhões e equipamentos utilizados na coleta de resíduos enfrentam condições intensas no dia a dia. Eles carregam cargas pesadas, percorrem grandes distâncias e fazem o uso constante do motor e dos freios durante o serviço. Com esse uso intenso, o resultado é o desgaste mais rápido dos componentes dos veículos, contribuindo para aumentar os custos de manutenção ao longo do tempo.

Como reduzir o desgaste e melhorar a eficiência?

Replanejar as rotas de coletas de acordo com os pontos de descarte e a carga de trabalho é uma estratégia eficaz para reduzir o desgaste dos equipamentos. Otimizando rotas, é possível minimizar o tempo de deslocamento, diminuir o uso excessivo de freios e motores, e como consequência, reduzir os custos de manutenção. Assim, com uma gestão mais tecnológica que exerça essas funcionalidades, é possível uma coleta mais ágil, organizada, com melhores rotas, menos tempo gasto e mais eficiência operacional.

Manutenção preventiva: a chave para durabilidade 

Investir em manutenções preventivas é importante para manter a qualidade dos equipamentos. Manutenções regulares permitem identificar e corrigir problemas antes que se agravem, evitando paradas não planejadas, reduzindo custos de reparos, entre outros. Além disso, a manutenção preventiva aumenta a vida útil dos caminhões, garantindo um melhor retorno sobre o investimento na frota.

Gestão do conhecimento: menos tempo para capacitação

Ter acesso facilitado aos dados de rotas significa uma redução significativa no tempo necessário para capacitar os profissionais da coleta de resíduos no município. Ao disponibilizar essas informações às equipes de campo, a gestão pode alocar seus profissionais em novas rotas de forma eficiente e ágil, sem a necessidade de investir grandes períodos em treinamentos de capacitação.

Antigamente, era comum que motoristas precisassem parar frequentemente para pedir informações sobre como chegar em um determinado lugar. No entanto, com a praticidade dos mapas digitais em smartphones, a capacidade de navegação e entendimento das rotas aumentou e se tornou uma ferramenta essencial para a otimização dos serviços de coleta.

Logotipo da SIGELU com a letra 'S' estilizada dividindo um hexágono de cores azuis, acompanhada do texto "SIGELU".

Faça a gestão da limpeza urbana da sua cidade com o SIGELU

Tecnologia que garante eficiência da manutenção ao serviço: SIGELU

O SIGELU (Software para Gestão de Limpeza Urbana) oferece uma série de funcionalidades que contribuem para o tema abordado. Uma das principais formas de ajudar a reduzir os custos de manutenção é através da otimização de rotas. Planejando rotas mais eficientes e personalizadas através do sistema, é possível diminuir o uso excessivo de alguns componentes dos veículos durante a coleta. Isso resulta em menos desgaste dos caminhões, prolongação da sua vida útil e redução da necessidade de reparos frequentes.

Além disso, o uso das funcionalidades que o SIGELU oferece permite uma gestão mais tecnológica e avançada da frota de coleta. Com recursos como monitoramento em tempo real, análise de dados e relatórios detalhados, ajudando na tomada de decisões mais informadas e estratégicas com o objetivo de melhorar o serviço. 

Essa abordagem mais tecnológica também impacta na operação diária da coleta de resíduos. As rotas otimizadas pelo SIGELU proporcionam uma coleta mais ágil, com menos tempo gasto em deslocamentos desnecessários e mais eficiência operacional. Isso resulta em uma execução mais eficiente do serviço, maior produtividade da equipe e uma experiência com operações mais tranquilas. 

Dentro do contexto atual, em que é importante unir sustentabilidade com eficiência operacional,  e o uso de tecnologias que otimizem os serviços públicos como o SIGELU faz tem se tornado cada vez mais fundamental para garantir a qualidade dos serviços de coleta de resíduos. Com o sistema, a contribuição também é para o meio ambiente e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da OMS: 06 Água Potável e Saneamento; 12 Consumo e Produção Responsáveis; 16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
Imprimir