Mobilidade de um Futuro Próximo: navios robóticos, carros autônomos, Hyperloop.

Compartilhe este post

Os meios de locomoção estão se diversificando com uma rapidez inédita. O foco na criação de novas soluções trouxe mais opções do que nunca. Seja pela água, por terra ou por mar, os meios de transporte têm evoluído em um ritmo cada vez mais acelerado. Soluções inteligentes têm surgido em uma velocidade impressionante, soluções estas que irão mudar as realidades das cidades em um futuro próximo.

PELA ÁGUA:  Um exemplo da capacidade inventiva e científica do ser humano é o navio robótico, que poderá ser operado remotamente por sistemas inteligentes, que estão em fase de desenvolvimento e vão aumentar a segurança das viagens. Ainda levará um tanto para os famosos cruzeiros de verão serem operados por sistemas robóticos (Helena Sbeghen/Estúdio ABC)

POR TERRA:  A inteligência artificial desenvolvida pelos humanos fará com que, em mais ou menos 20 anos, os veículos autônomos aprimorem ainda mais essa questão. Eles garantirão a segurança dos passageiros e permitirão que eles ocupem o tempo de deslocamento de novas maneiras – assim como melhorarão o tráfego. Já existem modelos em testes. Logo eles estarão em uma rua perto de você. Vai demorar um pouco mais para serem baratos e circularem em todas as cidades do globo (Helena Sbeghen/Estúdio ABC)

PELO AR: Como vimos nos exemplos anteriores, a sociedade se transforma rapidamente, e os meios de se locomover também. Daqui a três anos, pode se tornar realidade o Hyperloop, um sistema tecnológico de cápsulas lançadas dentro de tubos de transporte. A intenção é que ele seja usado em todos os lugares onde a infraestrutura de tubos for construída, começando pelos Estados Unidos: espera-se que as cápsulas consigam viajar a até 1 200 quilômetros por hora. Daria pra fazer São Paulo a Brasília em 50 minutos e São Paulo a Porto Alegre (RS) em praticamente uma hora. O Hyperloop é só um dos exemplos que apontam para o futuro da inventividade aplicada à mobilidade. Nos próximos anos, veremos surgirem sistemas cada vez mais inteligentes, conectados e autônomos, drones para uso pessoal e foguetes capazes de ir ao espaço e retornar em segurança (Helena Sbeghen/Estúdio ABC)

Fonte: Superinteressante
Estudos: ICT Maritime Opportunities 2030; Vessels for the Future; Autonomous Vehicle Implementation Predictions – Implications for Transport Planning
Sites: Hyperloop One; MUNIN – Maritime Unmanned Navigation; IATA

Recebe novos posts em seu email

Veja mais

blog

Com 80% de redução no desperdício na merenda da Escola Tengatuí, o piloto AEI em Dourados chega ao fim

A primeira edição do programa Ecco Comunidades possibilitou que os  970 alunos da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatú sentissem os benefícios das ferramentas do sistema AEI. A solução foi utilizada para otimizar os processos de alimentação escolar ao mesmo tempo em que atua para garantir adequação nutricional e redução do desperdício de alimentos.